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  • Só conhecer o funil de conteúdo, não é suficiente!


    Sarah Brito

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. 

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    • Curti 5
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    On 30/10/2023 at 18:20, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    Super explicação!

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    7 minutes ago, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas, postá lá o seu.

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    E bora voar!🐝

    AMEIIIIII! Salvando vidas na ideia, Sarah! 

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    21 horas atrás, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

    E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

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    19 horas atrás, Fernando Junior disse:

    Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

    E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

    Que bom que ficou claro assim, Nandoo! 

    Feliz demais por ajudar sempre. Bora pra cima!!

    Conta comigo❤️

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    On 30/10/2023 at 18:20, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    Super explicação!

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    7 minutes ago, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas, postá lá o seu.

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    E bora voar!🐝

    AMEIIIIII! Salvando vidas na ideia, Sarah! 

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    21 horas atrás, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

    E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

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    19 horas atrás, Fernando Junior disse:

    Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

    E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

    Que bom que ficou claro assim, Nandoo! 

    Feliz demais por ajudar sempre. Bora pra cima!!

    Conta comigo❤️

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    On 30/10/2023 at 18:20, Sarah Brito disse:

    Olá, beselha!

    Tudo bem?

    Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

    Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

    E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

    É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

    E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

    Vamos lá:👇

     

    Níveis de consciência do consumidor

    Untitled (3).png

    Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

    1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

    2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

    3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

    4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

    5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

    Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

     

    Funil de conteúdo

    Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

    Atração (1).png

    Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

    Vou te mostrar uma imagem:

    Untitled (4).png

    Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

    Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

    Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

    Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

    Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

    Vamos ver um exemplo de outro nicho.

    Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

    Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

    Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

    Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

    Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

    E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

    Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

    A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

    💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

     

    Tipos de conteúdo

    Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

    Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

    Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

    Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

    Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

    Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

    É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

    Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

    Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

    Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

    Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

     

    Chamada para ação

    Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

    Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

    Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

    Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

    Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

    Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

     

    Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

    Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

    Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

     

    Desafio: Mão na massa✍️

    Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

    Combinado?

     

    Abraços!🥰

    Equipe de Ferrões.🐝

    Super explicação!

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